Relatorio De QBA
As indústrias de alimentos possuem como preocupação a conservação dos alimentos e a maneira com que o consumidor os receberá. As reações sensoriais – como sabor, textura, cor e aroma – estão ligadas diretamente aos aspectos físicos, químicos e bioquímicos que estão a todo momento sofrendo alterações e modificando as estruturas celulares.
Os alimentos, de forma geral, possuem características específicas para conservação devido aos componentes inerentes a eles. Porém, em todos, a deterioração é inevitável, já que não é possível armazenarmos em boas condições para consumo durante tempo indeterminado, uma vez que a quantidade de água, pH, acidez (e outros parâmetros), presentes em cada produto, pode afetar diretamente nessa qualidade e vida de prateleira.
Segundo VICENTI 2012, “existem três tipos de aplicações em análise de alimentos”: controle de qualidade de rotina (que é utilizado tanto para checar a matéria prima que chega, como o produto acabado que sai de uma indústria, e controlar os diversos estágios do processamento), fiscalização (utilizado para verificar o cumprimento da legislação, através de métodos analíticos que sejam precisos e exatos) e pesquisa (utilizada para desenvolver ou adaptar métodos analíticos exatos, precisos, sensíveis, rápidos, eficientes, simples e de baixo custo na determinação de um dado componente do alimento).
Para que haja uma qualidade nos alimentos oferecidos para a população, se estabeleceu algumas análises para controlar parâmetros como acidez e Aw (atividade de água), que são cruciais para estabilidade do produto.
Este presente trabalho trata da importância de avaliar as características físicas e químicas, quanto ao teor de umidade, atividade de água (Aw), pH, acidez titulável (AT) e sólidos solúveis (SS), relacionando sua importância na interação e conservação dos alimentos.
2.MATERIAL E MÉTODOS
2.1 ATIVIDADE DE ÁGUA ( aw)
2.1.1 MATERIAL
Amostra : Refresco em pó, Marca: MID, sabor: Laranja (5g)