Projeto Tubulão
1 INTRODUÇÃO
Intenta-se neste projeto apresentar estudos teóricos e práticos sobre
Tubulões, um tipo de fundação indireta na qual se escava um poço de um determinado diâmetro, revestido de concreto armado, até alcançar terreno firme ou rocha, de preferência. Para tal finalidade será necessário um contexto geral sobre fundações, sua utilização e determinantes para cada caso, a fim de evidenciar os
Tubulões; de acordo com o que foi proposto para este trabalho.
A Fundação é o alicerce da construção, destinada a distribuir as cargas da edificação no terreno. Assim, as fundações devem ter resistência adequada para suportar às tensões causadas pelos esforços solicitantes. Além disso, o solo necessita de resistência e rigidez apropriadas para não sofrer ruptura e não apresentar deformações exageradas ou diferenciais.
Sua função é suportar com segurança as cargas provenientes do edifício.
Convencionalmente, o projetista estrutural repassa ao projetista de fundação as cargas que serão transmitidas aos elementos de fundação. Confrontando essas informações com as características do solo onde será edificado, o projetista de fundações calcula o deslocamento desses elementos e compara com os recalques admissíveis da estrutura, ou seja, primeiro elabora-se o projeto estrutural e depois o projeto de fundação.
Quando o projeto estrutural é elaborado em separado do projeto de fundação, considera-se, durante o dimensionamento das estruturas, que a fundação terá um comportamento rígido, indeslocável. Na realidade, tais apoios são deslocáveis e esse fator tem uma grande contribuição para uma redistribuição de esforços nos elementos da estrutura.
Essa redistribuição ou nova configuração de esforços nos elementos estruturais, em especial nos pilares, provoca uma transferência das cargas dos pilares mais carregados para os pilares menos carregados. Geralmente, os pilares centrais são os mais carregados que os da periferia. Ao considerarmos a interação