Tubulões
INTRODUÇÃO 6
1. CONCEITO DE TUBULÃO: 7
2. CLASSIFICAÇÃO DOS TUBULÕES: 8
2.1 TUBULÕES A CÉU ABERTO 8
2.2 TUBULÕES PNEUMÁTICOS 9
3. DIMENSIONAMENTO DE TUBULÕES 11
3.1 TUBULÕES A CÉU ABERTO 11
3.2 TUBULÕES PNEUMÁTICOS 13
3.2.1 Tubulões a Ar Comprimido com Camisa de Concreto 13
3.2.2 Tubulões a Ar Comprimido com Camisa de Aço 14
4. FORMAS CONSTRUTIVAS DE TUBULÕES 17
4.1 CRAVAÇÃO DE TUBULÃO A CÉU ABERTO 17
4.2 CRAVAÇÃO DE TUBULÃO A AR COMPRIMIDO 18
4.2.1 Tubulões a Ar Comprimido com Camisa de Concreto 19
4.2.2 Tubulões a Ar Comprimido com Camisa de Aço 19
5. CONTROLE EXECUTIVO 21
6. VANTAGENS DOS TUBULÕES 22
7. CONCLUSÃO 23
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 24
OBJETIVO
Esse trabalho tem como objetivo em geral apresentar, de forma clara e utilitária, informações técnicas referentes a um elemento de fundação profunda, chamado Tubulão. Seus conceitos, classificação, dimensionamento, formas de implantação e controle. Tornando este material próprio para o entendimento do projeto e execução deste tipo de fundação que é extremamente importante na área de construção civil.
METODOLOGIA
A metodologia do trabalho consistiu na análise de diversas fontes de pesquisas sobre o assunto em referência. Foram utilizados livros técnicos, projetos elaborados, artigos científicos e sites. Estas fontes são auxiliares tanto no fundamento da parte teórica e técnica, na verificação de fórmulas dos cálculos de dimensionamento, assim como também na visualização de imagens da execução, resultando na preparação de um bom material de estudo.
INTRODUÇÃO
Os tubulões são elementos de fundação profunda em concreto moldado in loco que transmitem as cargas estruturais para os solos de maior capacidade de suporte. Consistem no encamisamento da estrutura do fuste com anéis de concreto ou tubos de aço. Podem ser a céu aberto, com e sem