TUBULÕES
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
FUNDAÇÕES E OBRAS DE CONTENÇÕES
FLÁVIO GRANDE RAMALHO
TUBULÕES: CONCEITOS BÁSICOS, PROJETO E CONTROLE DA EXECUÇÃO
TUBULÕES: CONCEITOS BÁSICOS, PROJETO E CONTROLE DA EXECUÇÃO
Trabalho apresentado como complemento para nota da unidade I da disciplina Fundações e Obras de Contenções.
Professor: MSc. Francisco Mateus Gomes Lopes
SUMÁRIO
OBJETIVOS
O objetivo principal deste trabalho de pesquisa é descrever os conceitos básicos, o projeto, bem como o controle da execução de fundações profundas tipo tubulões. Para uma fundamentação sobre o assunto.
METODOLOGIA
A metodologia do trabalho constituiu principalmente em revisão bibliográfica de acervos que discorriam sobre o assunto previsto no trabalho, procedimentos de projeto e controle de execução dos tubulões. Entre estas bibliografias, pode-se destacar livros, apostilas, dissertação, bem como norma técnica.
INTRODUÇÃO
Os Tubulões são elementos estruturais de fundação projetado para transmitir esforço e cargas de estrutura ao solo, de maneira adequada e eficiente. Podem ser executados acima ou abaixo do nível da água natural. Sua execução envolve basicamente quatro processos, são eles: escavação manual ou mecânica do fuste, alargamento da base, colocação da armadura e concretagem.
Podem ser escavados a céu aberto ou com a utilização de ar comprimido. Devido a algumas vantagens deste processo, o uso dos tubulões se torna preferível por parte de alguns projetistas. Vantagens como: não provocar ruído e não ocorrer vibrações na vizinhança. Algumas desvantagens do processo: mão-de-obra especializada para escavá-lo, demanda de tempo e condições de trabalho desagradáveis ao ser humano.
1.0 TUBULÕES
Tubulão é