tubulões
A Fundação Tubulão é um método de perfuração profundo, no qual elementos estruturais de fundação são constituídos concretando-se um poço aberto no terreno da construção.
Quando usar:
A execução de fundações com tubulões é indicada especialmente para obras com cargas consideradas elevadas (acima de 3 mil kN), - como, por exemplo, pontes, viadutos e prédios de grande porte - para solos com presença de lençol freático e que apresentam riscos de desabamento.
Execução:
A Fundação Tubulão é um método de perfuração profundo, no qual elementos estruturais de fundação são constituídos concretando-se um poço aberto no terreno da construção.
Tipos:
Tipos de Tubulão quanto ao uso de revestimento
1. Tubulão sem revestimento
2. Tubulão com revestimento (camisa) metálico ou de concreto
Tubulões: quanto ao uso de ar comprimido
1. Tubulão a céu aberto (sem revestimento)
2. Tubulão a ar comprimido (tubulão pneumático)
Tubulões a céu aberto:
Esse tipo de fundação é pertinente quando há solos bastante rijos. Isso porque a escavação normalmente é manual, dependente de um poceiro, um ajudante e um sarilho. É possível escavar o solo mecanicamente com equipamentos de perfuração mas, ainda assim, a solução exige a presença de um operário para executar a base.
Se houver apenas cargas verticais, o tubulão a céu aberto não é armado. Coloca-se apenas uma armadura no topo da ligação com o bloco de coroamento.
Tubulões a ar comprimido:
Esse é o método recomendado para solos com presença de lençol freático sem possibilidade de esgotamento, devido ao risco de desmoronamento das paredes do fuste. É necessário encamisar a estrutura do fuste com anéis de concreto ou tubos de aço, e alcançar o solo apropriado para fazer a base do tubulão.
Os problemas durante a execução de tubulões a ar comprimido estão relacionados à segurança dos operários durante a compressão e descompressão da campânula. Por isso, esse tipo de fundação vem sendo adotado apenas para construção de