cefees
FERRAMENTA PARA GERAÇÃO DE IDÉIAS E SOLUÇÕES.
Qualquer um de nós que possua alguma experiência em trabalho de grupo sabe como é difícil desenvolver maneiras criativas para se descobrir uma “idéia” quando precisamos
abordar uma tarefa ou mesmo em levantar possíveis
soluções para determinado problema. Às vezes é mais difícil ainda selecionar um ou dois itens a serem trabalhados entre todas as possibilidades geradas. A técnica a seguir, brainstorming, serve para nos ajudar em trabalhos em grupo nos processos de decisão em equipe, por isso, considerada ferramenta para geração de idéias e soluções.
BRAINSTORMING
É a precursora de muitas técnicas de geração de idéias existentes. Foi originalmente desenvolvida por Osborn em 1930 e é provavelmente a mais conhecida e utilizada de todas. É baseada em dois princípios e quatro regras básicas.
Brainstorming é uma ferramenta bastante popular no Brasil, cuja tradução mais comum é tempestade de idéias, porém seria muito melhor que traduzíssemos como livre debate. Esta técnica é utilizada por grupos de trabalho ou times da qualidade para encorajar a geração, esclarecimento e avaliação de uma lista de idéias, de problemas ou de tópicos, de forma criativa e rápida, a respeito de determinado assunto.
Princípios:
Criação de um clima de trabalho onde o que se busca é a geração de idéias, sobrepujando o pensamento de julgar e criticar as idéias que forem surgindo.
Quantidade gera a Qualidade, quanto maior for o número de idéias geradas, maior será a possibilidade que uma delas originará uma solução para o problema.
Regras para uma sessão de Brainstorming
Forme um grupo ou mais grupos mesclando participantes experientes (conhecedores ou envolvidos no assunto) com os menos experientes;
Incentive todos os participantes a se sentirem livres, crie um clima harmônico. Não rejeite quaisquer idéias mesmo que elas pareçam tolas a princípio. Neste momento