Trabalho de Sociologia
DATA ENTREGA: 03/04/2014 ou 10/04/2014
1) GIDDENS explica que há 04 dilemas teóricos fundamentais relacionados à forma como deveríamos interpretar as atividades humanas e instituições sociais. São eles: a) Estrutura e Ação, b) Consenso e Conflito, c) O problema de gênero e d) A formação do mundo moderno. Explique cada um deles de forma sucinta.
a) Estrutura e Ação:
Durkheim afirma que a sociedade restringe as ações dos seus membros, que ela tem primazia sobre o ser individual, estabelece padrões e é externa aos seus indivíduos. Porém, de acordo com os críticos, a sociedade não pode ser externa ao ser humano e às ações individuais, pois são elas que compõem a sociedade. Segundo eles, agimos conforme nossas vontades e movidos pelas diferentes razões, isto é, temos um papel ativo na construção e na reconstrução da estrutura social.
b) Consenso e Conflito:
Segundo Durkheim e a maioria dos funcionalistas, a sociedade é um conjunto integrado, composto por estruturas que estão em harmonia entre si. Ou seja, para que uma sociedade continue existindo ao longo do tempo, suas instituições devem trabalhar em harmonia. Assim, a continuidade de uma sociedade depende da cooperação, a qual presume um consenso geral entre seus membros em torno de valores fundamentais. Os críticos, porém - como Marx - pregam que as sociedades se dividem em classes que possuem recursos desiguais. Dessas desigualdades, surgem divisões de interesse que geram conflitos - mesmo que não sejam declarados. Até mesmo o sistema social mais estável está suscetível à instabilidade de grupos antagônicos.
c) O problema de gênero:
Segundo Durkheim, a mulher, por ser mais ligada ao trabalho individual em casa, à gestação e ao cuidado com os filhos, é considerada “produto da natureza”. Não obstante, o homem, por ser mais socializado do que a mulher, tem gostos de origem coletiva e um papel ativo na política e no trabalho público,