Equilibro Acido Base
pH (Potencial Hidrogenionico)
O PH e considerado normal quando esta na faixa fisiológica de 7,35 a 7,45, a partir desses valores o PH já pode ser considerado prejudicial à saúde.
Acidose: quando o PH esta abaixo de 7,35, e correto se dizer que o individuo esta em acidose (pode estar entrando em coma). A acidose causa retardamento da célula.
Alcalose: quando o PH esta acima de 7.45 e correto dizer que o individuo esta em alcalose (pode causar convunçoes). A acidose causa aceleração da célula.
Importância do PH
O PH serve como determinação do perfil de funcionamento de uma serie de proteínas, portanto, quaisquer variações no PH pode afetar o funcionamento destas proteínas, tal processo chamado de desnaturação proteica.
Fatores que alteram o PH
[H+] (concentração de íons de hidrogênio)
Quando ocorre a adição de H+ no sangue o PH se torna baixo, ou seja, o sangue fica acido.
A partir dessa informação podemos concluir que: Quanto maior a [H+], menor seja o valor de PH e assim vice-versa.
Para se regular esse PH e necessário que seja removido esse H+, tal processo ocorre através dos Tampões Químicos e Biológicos.
Sistema Tampão
Serve para impedir alterações bruscas de PH. Ocorre quando um ou mais componente químico acido se mistura com uma base.
Exemplo: Quando o HCI (acido clorídrico) e adicionado ao sangue ele ira se dissociar formando H+ e Cl (cloreto), essa liberação de H+ proporcionara a acidificação do sangue, porem isso não pode acontecer, então entrara em ação a base conjugada, que pode ser formada por qualquer outra composição química, como por exemplo, o HCO3- (Bicabornato), que ira captar esse H+ solto no sangue, formando assim o H2CO3, regularizando assim o PH sanguíneo.
OBS: O sangue só ira alterar seu PH se tiver partículas soltas ([H+]), caso elas estejam conectadas a outra composição química ele não afetara o PH.
Tampão