Trabalho de Sociologia
Gobineau é um exemplo de praticante dessas teorias, e ele repudiava o Brasil pela sua miscigenação, pela mistura entre os povos que acontece aqui, inclusive afirmando que o povo brasileiro iria se acabar por causa dessa mistura racial..
O preconceito que vemos no Brasil, é muito mais quanto à cor, enquanto que em outros países, como os Estados Unidos, esse preconceito é quanto à origem da pessoa, ou seja, poderia ser branca, mas se fosse de família negra, seria considerado negro também.
Ainda sobre os Estados Unidos, sociedade igualitária, eles não aprovam o intermediário, daí a condenação quanto à miscigenação. O branco não poderia se misturar com o negro, essa mistura seria imoral.
Já em sociedades relacionais, são as relações que formam os indivíduos, não são suas famílias que os definem. O indivíduo é visto por si só.
O Brasil foi formado por três raças – brancos, negros e índios – mas não é pelo fato de que aqui a miscigenação não é tão repudiada, que acontece uma democracia racial. O preconceito existe, assim como a hierarquia. As pessoas são julgadas pela cor, pela beleza, pelo que têm, pela família que descendem. Todos somos iguais perante à leis, mas não somos tratados de forma igual perante a lei, e isso nos leva ao Brasil atual marcado pela injustiça e impunidade política.