Trabalho de Sociologia
Fortemente influenciada pela cultura dos imigrantes europeus, a região Sul do Brasil apresenta grande pluralidade cultural. Os estados integrantes são: o Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Os imigrantes europeus começaram a chegar ao fim do século XIX e contribuíram para o desenvolvimento econômico da região, baseado na pequena propriedade rural de policultura.
Essa região apresenta elementos culturais dos índios (primeiros ocupantes do território), espanhóis e portugueses (colonizadores), negros (escravos). Posteriormente, os imigrantes alemães, italianos, açorianos, eslavos, japoneses, entre outros, contribuíram para a diversidade cultural do Sul do Brasil.
Entre as manifestações culturais dessa região estão:
Rio Grande do Sul
Os gaúchos dos pampas, ou das cidades, formam um povo rico em tradições. Grande parte dos seus aspectos culturais é oriunda dos imigrantes alemães, que habitaram a região por volta de 1824. Os italianos, espanhóis e portugueses também contribuíram para a riqueza cultural desse estado.
Entre as principais características culturais do gaúcho estão: a bombacha, o lenço, o poncho, e o chimarrão.
Revolução Francesa
Bom, primeiramente acho os ideais da Revolução Francesa um tanto utópicos. mas contribuíram para a formação dos Estados nacionais, com toda essa idéia de nacionalismo, patriotismo, liberdade e etc. O Hino da França por exemplo, foi composto no período da Revolução Francesa. É possível perceber isso em sua letra, que incita o povo a pegar em armas e lutar. Temos também o famoso lema Liberdade, Igualdade e Fraternidade, que ainda hoje é objeto de desejo de muitos povos, mas com um caráter mais democrático. O que não quer dizer que a democracia seja justa, igualitária e fraterna (srsrsr). É possível ver também um pouco desse lema no Hino da Alemanha, que é a TERCEIRA estrofe da "Canção dos Alemães". Ela começa com: "Einigkeit und Recht und Freiheit", ou seja, "União e justiça e