Trabalho de Sociologia
Trabalho de Sociologia. Professor: Sérgio Ullrich.
ETEC da Zona Leste.
Natália Vilas Boas Ferreira, n29. 1MA.
Em quais países o aborto é legalizado?
Inicialmente, as situações possíveis vão desde o aborto considerado como um crime contra a vida humana, ao apoio estatal à interrupção voluntária da gravidez a pedido da grávida sob determinadas circunstâncias.
O Canadá é considerado um dos países onde o aborto é considerado algo completamente legalizado, onde o acesso ao aborto é fornecido em assistências médicas públicas para as canadenses e para os residentes permanente, nos hospitais do país.
Para ser mais complexo, o aborto não é restringido por nenhuma lei canadense. Desde 1969 a lei permitia prática de aborto apenas em situações de grande risco à saúde, porém, a partir de 1973, a prática, em qualquer circunstancias deixou de ser ilegal.
Os Estados Unidos também se tornou legalizado o aborto a partir de 1973, depois de uma decisão da Suprema Corte em um caso (Roe vs Wade).
Fora alguns outros países, onde o aborto também é legalizado, como o Vietname e Polônia.
Em quais países o aborto é ilegal?
Países tais como Chile, Nicarágua, o aborto é considerado ilegal, dentro de quaiquer circunstancias e durante todo o período da gestação.
No Brasil é considerado de forma diferente, o aborto é ilegal e crime, havendo excessão apenas de quando houver grande risco de vida para a mulher, quando a gravidez for resultante de algum estupro e se o feto ainda não tiver desenvolvido o cérebro.
Em quais países o aborto é controlado?
Na maioria dos países o aborto é controlado, por exemplo, na Cuba, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Grécia, París, entre outros, onde o aborto é permitido até entre a décima à décima segunda semana. Variando algumas razões por país.
Curiosidade: O aborto na história.
A decisão de interromper a gravidez não é coisa de mulheres modernas, sobrecarregadas com as obrigações da maternidade,