Esculturas Clássicas Gregas e Romanas
Introdução
• Neste trabalho iremos falar sobre esculturas gregas e romanas. Vamos citar alguma características e contar um pouco sobre a história destas esculturas.
Esculturas Clássicas:
Gregas X Romanas
Deus Grego Zeus
Imperador Romano Augusto de Prima Porta
Características das esculturas:
• Gregas: As esculturas gregas transmitem uma forte noção de realismo, pois os
escultores gregos buscavam aproximar suas obras ao máximo do real, utilizando recursos e detalhes. Nervos, músculos, veias, expressões e sentimentos são observados nas esculturas. Cenas do cotidiano, mitos e atividades esportivas
(principalmente relacionadas às olimpíadas) também foram abordadas pelos escultores gregos.
• Romanas: A tradição romana de esculpir procede diretamente da cultura grega,
embora adaptada à estrutura político-social da Roma Antiga. As classes dominantes utilizavam a escultura como manifestação da sua elevada posição social, não só no âmbito privado - como nas suas vilas - como também em público, em que a escultura era usada como modo de promoção política. A escultura romana baseava-se em dois materiais: o mármore e o bronze. Poucas são as esculturas romanas que sobreviveram à corrosão provocada pelo tempo ou intempérie, ou mesmo à reutilização do material para outros fins.
Período Clássico
Estátuas e relevos, como as demais obras do Período
Clássico, caracterizavam-se pelo "realismo idealizado" e pela busca do equilíbrio na representação das formas do corpo humano em movimento.
Os escultores gregos conseguiram dominar, nessa época, a técnica das estátuas de bronze de grande tamanho, assim como as corretas proporções do corpo humano.
Escultura de Bronze
Imagens:
Afrodite Deusa do amor
Apolo, filho de Zeus
Conclusão:
Nós concluímos que, as esculturas gregas são muito interessantes devido as histórias do Deuses mitológicos, já as esculturas romanas são um pouco