técnico
Curso: Engenharia de Segurança do Trabalho
Turma: xxxxx
Disciplina: Gerência de Risco
Professor-tutor:
Aluno :
Atividade: Unidade 2 – Atividade 4
Ambientação : Reflexão – Quem é mais arriscado avião ou ônibus?
A energia potencial é um tipo de energia que o corpo armazena, quando está a uma certa distância de um referencial de atração gravitacional ou associado a uma mola.
Quando um objeto está a uma altura h, ele possui energia potencial; à medida que está caindo, desprezando a resistência do ar, a energia potencial gravitacional do objeto que ele possui no topo da trajetória vai se transformando em energia cinética e quando atinge o nível de referência a energia potencial é totalmente transformada em energia cinética. Este é um exemplo de conservação de energia mecânica.
Na ausência de forças disssipativas, a energia mecânica total do sistema se conserva, ocorrendo transformação de energia potencial em cinética e vice-versa.
Devido ao campo gravitacional um corpo nas proximidades da superfície terrestre tende a cair em direção ao centro da Terra, este movimento é possível devido a energia guardada que ele possuía. Esta energia é chamada Potencial Gravitacional.
Para Calcular: Epg = m . g . h
Utilizando então os dados dos veículos apresentados neste caso o avião e o ônibus, temos que:
O avião possui uma energia potencial de 80*9,8*11 = 8624000*10³ (J)
E no caso do ônibus 15*9,8*2 = 294*10³.
A energia que um corpo adquire quando está em movimento chama-se energia cinética. A energia cinética depende de dois fatores: da massa e da velocidade do corpo em movimento.
Qualquer corpo que possuir velocidade terá energia cinética. A equação matemática que a expressa é:
Assim sendo temos que: para o avião a energia cinética será de 80*860²/2 = 29584000*10³ (J)
Neste caso simplesmente ilustrando com o ponto de referencia da altura de ambos os veículos, sem considerar a velocidade de cada um, sabemos