teoria comportamental
Maria Luisa Xavier de Freitas¹
RESUMO:
Este artigo ira abordar sobre uma das mais interessantes teorias administrativas, a teoria comportamental, com ênfase na hierarquia de necessidades de Maslow na qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, em uma hierarquia de importância e de influenciação. E como essa teoria é aplicada para a criação e venda de produtos e serviços.
Palavras-chaves: comportamental, necessidades, Maslow, marketing.
ABSTRACT:
This article will tackle about one of the most interesting theories administrative, behavioral theories, with emphasis on Maslow's hierarchy of needs in which human needs are organized and arranged in levels in a hierarchy of importance and influencing of. And how this theory is applied to the creation and sale of products and services.
Keywords: behavioral, needs, Maslow, marketing.
_____________________________
¹ Graduando em Ciências Contábeis na UNICSUL – Universidade Cruzeiro do Sul – RGM: 18349708 Turma: C.C 2I
INTRODUÇÃO:
A teoria comportamental é reconhecida por muitos como a aplicação da psicologia organizacional. Teve inicio no ano de 1947, tendo como principais idealizadores Kurt Lewin, Herbert Simon, McGregor, Rensis Likert, Maslow e Herzberg. Eles defendiam que para a administração adequada de uma equipe era preciso levar em consideração os mecanismos motivacionais. Esta teoria critica fortemente a teoria clássica devido seus aspectos mecânicos e também rejeita a ingenuidade da teoria das relações humanas. Após varias pesquisas pode se observar que a teoria comportamental de Abraham H. Maslow ainda é usada como estratégia de marketing, para a criação e venda de produtos e serviços que satisfaçam essas necessidades humanas.
A TEORIA
Maslow apresentou a teoria na qual as necessidades estavam dispostas em níveis, cada nível com uma importância e influencia