quimica experimental
Anderson Nunez Corsatto
Lucas Souza Laguna
José Venâncio Volce
Araçatuba - SP
2013
Precipitação do iodeto de chumbo
Relatório referente à aula prática de química geral e experimental.
Ministrada pela profª Andréa Maru. Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium UniSALESIANO – Araçatuba.
Objetivo:
Demonstras uma reação com precipitação
A reacção obtida é:
(PbNO3)2
+
2KI
2KNO3
+
PbI2
nitrato de chumbo
iodeto de potássio
nitrato de potássio
iodeto de chumbo
Introdução
Reações químicas em solução com água são comuns tanto no dia-a-dia quanto na prática do laboratório. Embora dois compostos estejam em solução aquosa, eles podem reagir e formar produtos que não tenham a mesma propriedade, como os precipitados. As reações de dupla-troca[1] ocorrem somente nestas soluções aquosas e os reagentes estão sempre dissociados ou ionizados, de forma que
Dois tipos importantes destas reações em soluções aquosas são a de precipitação e a de complexação[2]. Na reação de precipitação, o produto é geralmente um sal pouco solúvel; em uma reação de complexação, o produto é um íon complexo solúvel.
Em relação à precipitação, quando um produto começa a exceder a solubilidade daquela substância, então qualquer quantidade a mais deste produto precipita na solução, desde que esta não fique supersaturada em condições para isto. Aqui, relembra-se do produto de solubilidade Kps [3] o qual define esta “limitação” de solubilidade de uma substância e pelo qual pode-se inferir sobre precipitação antes mesmo de se experimentar uma reação.
Já ao tratar de complexação, refere-se à reação a qual ocorre dupla troca de íons, gerando um íon complexo como produto, este que significa um complexo agregado formado quando um íon metálico ou um átomo se liga a vários outros íons ou moléculas ao seu redor.
.
Materiais e