trabalho de sociologia
O sistema também reconhece pessoas que tenha uma estampa agradável, que tenha estudo, que possua uma família bem “estruturada”.
Mas pessoa que não tiveram estudos, uma família de boa colocação na sociedade, e que talvez também nem tenham uma boa aparência; essas pessoas são reconhecidas como qualquer um, que são facilmente chamados de favelados, pobretão, drogados, entre outros...
As normas são muito claras e rígidas que para ser colocados nesse meio em que vivemos, tem que preencher todos os requisitos recomendados, e que do contrario será plenamente excluídos, e isso contribui para uma imagem depreciada onde a qualidade humana acaba se imputando sobre os paramentos da sociedade.
O individuo ao participar de um grupa social está sujeitos as normas que nele o aplicam ainda que sejam custosas.
Com a moral ainda muito abalada essas pessoas vêm às portas do mercado de trabalho fechadas, e a chance de se reerguerem e quase nulas, alguns indivíduos acabam agindo de forma contraria as normas social.
Isso faz com que muitas dessas pessoas se voltem para o lado da criminalidade, muitas das vezes a própria sociedade acaba empurrando essas pessoas para o abismo. e de certa forma pagam com essas atitudes.
Certamente existem outros fatores que contribua, para que essas pessoas possam agirem de maneira errada como: a desestrutura de uma família, a falta de perspectiva de vida, fatores psicológicos, a falta de uma olhar mais humano da parte da sociedade governamental.
E isso contribui com os efeitos negativos na sociedade trazendo uma serie de fatores desagraveis que colabora com o estereótipo marginal, e isso de certa forma foge do controle social gerando repreção das pessoas menos desfavorecidas.
Mas creio que precisamos repensar em relação o julgamento para com essas pessoas principalmente