plano de negocios
Com o presente trabalho pretende-se desenvolver um projecto que se prende na instalação de uma fábrica de processamento de tomate. Tal ideia surgiu pelo facto de Moçambique encontrar-se numa região propícia ao cultivo de tomate e nos últimos meses os mercados de quase todo o país terem assistindo o desacelerar “acelerado” e permanente do preço do tomate.
O facto que ocorreu em consequência de uma maior oferta deste produto pelos produtores e pouca procura por parte dos consumidores no período posterior ao das cheias no princípio do ano, originou a comercialização de tomate a preços baixos. Com isto, ganha o público consumidor e a economia nacional e o produtor encontra-se numa posição contrária dado aos valores investidos.
E como forma de recuperar os investimentos feitos pelos produtores pode-se defender a ideia da instalação de fábricas de processamento do tomate por forma a minimizar as perdas. Este facto permitirá que a fábrica tenha uma matéria-prima de elevada qualidade, podendo assim fornecer a pasta de tomate que responda aos padrões internacionais de qualidade.
A firma terá como principal mercado alvo empresas da África do Sul, Líbia e Egipto que são os maiores exportadores e consumidores de produtos derivados da massa de tomate. De modo a ser competitivos adoptamos um preço relativamente inferior aos diversos países da região.
O projecto terá início em 2014 com a fase de planeamento e irá começar a operar em 2015. Numa primeira fase a fábrica irá iniciar a sua operação a 40% e crescendo progressivamente durante os anos seguintes, atingindo deste modo 95% da capacidade em 2019, ascendendo assim a um volume de vendas de 16,508,962 de USD.
A empresa terá o nome de Inprotom, Ltd e estará baseado na província de Maputo distrito de Boane. 1.1 Justificativa
O projecto foi pensado pelo facto de existir um número reduzido de fábricas a nível mundial que fornece pasta de tomate a preços relativamente baixos e com uma elevada