Trabalho de sociologia - weber e durkheim
Função da sociologia Investigar o sentido da ação social e ressaltar os elementos mais gerais do processo histórico Explicar a sociedade; encontrar soluções para a vida social; comparar sociedades.
Fato social Fruto de coerção social e da relação mecânica ou orgânica, dependendo do estágio social em que a sociedade se encontra. Indivíduo deve ser encarado como coisa: coerção social, exterior ao indivíduo, generalização.
Ação social Tem origem no indivíduo; é resultante da interdependência das ações sociais.
Relação social O sentido das ações sociais deve ser compartilhado por um grupo que atua de forma coordenada. Resultante das interações inerentes ao tipo de solidariedade desenvolvida naquela sociedade.
Instrumento de análise Tipo ideal, método de reflexão, indeterminismo histórico. Espécies sociais, estatísticas, determinismo histórico.
Neutralidade do cientista Existe certa parcialidade na análise sociológica. O cientista deve evitar qualquer parcialidade e envolvimento emocional.
Indivíduo Tem significado e especificidade. O indivíduo é subordinado pela sociedade.
Sociedade É fruto do desenvolvimento histórico e cada qual tem suas especificidades. É um organismo vivo em processo de evolução.
2
3 O método compreensivo consiste em entender o sentido que as ações de um indivíduo contêm e não apenas o aspecto exterior dessas mesmas ações. Se uma pessoa dá a outra um pedaço de papel, esse fato é irrelevante para o sociólogo. Somente quando se sabe que a primeira pessoa deu o papel para a outra como forma de saldar uma dívida (p pedaço de papel como dinheiro) é que se está diante de uma ação social.
4 a) O agente é motivado e esta motivação está implícita na sua conduta. este indivíduo, que por meio dos valores sociais e de sua motivação produz o sentido da ação social. Nesta afirmação, o agente não está preocupado em ganhos financeiros, mas somente em trabalhar o suficiente para o cumprimento das necessidades. O ganhar mais significaria