Sociologia de Weber e Durkein
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO
CURSO DE DIREITO
BRUNA LARISSA COSTA NOBRE
A SOCIOLOGIA DE ÉMILE DURKHEIM E MAX WEBER
Imperatriz
2013
BRUNA LARISSA COSTA NOBRE
A SOCIOLOGIA DE ÉMILE DURKHEIM E MAX WEBER
Trabalho apresentado à disciplina de Sociologia e à Metodologia Científica, como requisito parcial de nota para a 1ª avaliação.
Professor: Dawdson Cangussu
Imperatriz
2013
INTRODUÇÃO
Neste trabalho, serão abordadas as principais ideias de dois dos grandes pensadores clássicos da sociologia: Émile Durkheim e Max Weber. Junto a Karl Marx, foram os principais participantes da construção e entendimento da sociologia; não só para compreensão da antiga, mas também do mundo moderno.
2 DURKHEIM
2.1 BIOGRAFIA E CONTEXTOS HISTÓRICOS
Émile Durkheim, nascido em 1858, vem de família judaica praticante, sendo seu pai e vários de seus antepassados rabinos. Introduziu e fixou a sociologia como disciplina no ensino universitário. Seguiu o positivismo de Augusto Comte, assim se esforçando para fazer da sociologia uma disciplina científica.
Viveu numa época marcada de desenvolvimento, chamada pelos historiadores de Belle Époque, um período de grandes invenções, como a eletricidade, o cinema, os automóveis, entre outros. Porém, mesmo com tanto progresso, houve problemas em relação às questões sociais, como as migrações, pobreza e criminalidade. Mas isso tudo acabou servindo como grande marca em seu pensamento.
2.2 INFLUÊNCIAS
Para se entender o pensamento dele, é preciso se aprofundar no que diz respeito às correntes de pensamento. Assim, é possível destacar o positivismo, em que o objetivo é fundar uma sociologia inteiramente científica capaz de descrever as leis de funcionamento