sociologia
O livro relata o que é sociologia colocando em discussão duas caracteritica manter a ordem social e modificar a ordem estabelecida.
O autor divide o livro em três etapas: o surgimento, a formação e o desenvolvimento.
Do surgimento: a sociologia começa a surgir na revolução industrial onde as maquinas tiram a fonte de sustento das pessoas os senhores feudais acabam vendo que as maquinas produzem muito mais que os homens e assim acabam proibindo as pessoas de trabalharem, isso na Europa, na Inglaterra ocorrem mudanças nas atividades artesanais para manufaturadas e logo viram fabril onde fez com que os camponeses fossem para a cidade grande e se submetessem a trabalhar por salários baixos. Mas a cidade grande não tinha como acolher toda a população e assim que aumentou o índice de prostituição e de doenças por falta de saneamento básico. Por esses fatores surgiu a necessidade de investigar, analisar a população assim a sociologia começa a surgir junto com os filósofos e políticos iluministas mudam o pensamento e diz que as instituições sociais podem se transformar. Começa como se a sociologia estudasse leis imutáveis onde molda a ciência física e natural e logo após diz que a sociologia também estuda a economia e a política baseando-se na realidade social.
Da formação: Como os sociólogos não conseguiam entrar em entendimento do que era sociologia, eles acabaram criando diversas visões da sociologia, o pensamento conservador mantêm a estabilidade social acentuando a hierarquia e assim causou um impacto na revolução francesa e esse pensamento mantém uma ordem entre a política e a economia. para Conte essa idéia iria criar conflitos por isso ele diz que para que isso não ocorra era necessário uma nova ordem tanto de idéias como a criação de uma crença comum entre os homens , assim cria uma reação entre a filosofia positiva e a filosofia iluminista. A sociologia positiva