Explicite o contributo de Comte
Comte - Augusto Comte foi o fundador do positivismo e foi considerado o criador da sociologia. O seu posicionamento era optimista e decorria do progresso tecnológico que então se vivia.
Para Comte, a filosofia devia orientar e coordenar o sistema geral de conhecimento perante o facto positivo do desenvolvimento da ciência e do conhecimento da época. A filosofia deveria ser colocada ao serviço da coordenação do saber consolidado pela experiência.
O progresso fundamentar-se-ia na Lei dos Três Estados:
O teológico (em que a explicação dos fenómenos dependia do sobrenatural);
O metafísico (em que a explicação dependia das forças abstractas);
O positivo ou científico (em que o ser humano procurava dar explicações dos fenómenos por leis naturais).
O positivismo induzia à convicção de que todo o fenómeno seria explicado por outro fenómeno, através de leis positivas pelas quais a Natureza se regia;
Negava a metafísica e tudo o que não pudesse ser demonstrado experimentalmente;
Pretendia fundamentar todo o conhecimento científico através da aplicação da metodologia das ciências experimentais a toda a espécie de problemas.
Durkein - No pensamento durkeiniano a sociedade prevalece sobre o indivíduo, pois quando este nasce tem de se adaptar às normas já criadas, como leis, costumes, línguas, etc. O indivíduo, por exemplo, obedece a uma série de leis impostas pela sociedade e não tem o direito de modificá-las. Para Durkein o objeto de estudo da Sociologia são os fatos sociais. Esses fatos sociais são as regras impostas pela sociedade (as leis, costumes, etc. que são passados de geração à geração). É a sociedade, como coletividade, que organiza, condiciona e controla as ações individuais. O indivíduo aprende a seguir normas e regras que não foram criadas por ele, essas regras limitam sua ação e prescrevem punições para quem não obedecer aos limites sociais.