Sociologia
KELLY DAIANE DA FONSECA SILVA
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
PRODUÇÃO TEXTUAL DE SOCIOLOGIA
SANTA CRUZ DO SUL - RS
2009
KELLY DAIANE DA FONSECA SILVA
PRODUÇÃO TEXTUAL DE SOCIOLOGIA
Trabalho de SOCIOLOGIA apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Administração.
Orientador: Prof. Wilson Sanches
SANTA CRUZ DO SUL
2009
SUMÁRIO SUMÁRIO 3 1 INTRODUÇÃO 14 2 DESENVOLVIMENTO 15 3 CONCLUSÃO 16 REFERÊNCIAS 17
INTRODUÇÃO
Este trabalho falará de três grandes nomes em sociologia. São eles: Émile Durkein, Karl Heinrich Marx e Max Weber. Relatará sobre os pensamentos deles e seu entendimento sobre o trabalho na sociedade capitalista. Também fará uma comparação com a atualidade.
DESENVOLVIMENTO
Émile Durkein é considerado o pai da sociologia. Acreditava que os problemas da sociedade estariam ligados à questão da moralidade dos indivíduos.
Karl Marx teve como sua grande obra o livro O Capital, que faz uma extensa análise da sociedade capitalista. Nesta obra ele discorre sobre economia, sociedade, cultura, política, filosofia.
Max Weber foi um estudioso de direito, filosofia, historia e sociologia. A obra de Weber constitui um momento da compreensão dos fenômenos históricos e sociais.
Para ambos os três autores a sociedade capitalista é caracterizada no seu principio mais importante o lucro, e a revolução industrial consolidou a sociedade burguesa liberal capitalista, que tinha como princípios a igualdade entre os homens, livre iniciativa e na empresa privada. A sociedade capitalista é desigual por natureza. O aumento da desigualdade social se dá dentro do processo produtivo.
Segundo Émile Dürkein em sua obra "Da divisão do trabalho social" a sociedade deveria ser vista como um sistema organizado, ordenado e interdependente de várias instâncias que juntas