A luta pela terra santa
Uma dessas expressões desse proceso foram as Cruzadas, expedições de caráter religioso e militar organizadas com o objetivo de retomar jerusalém do domínio mulçumano. O movimento cruzadista teve início em 1095, quando o papa Urbano II convocou os cristãos a "arrancar a Terra Santa das mãos da raça malvada" e prometeu a salvação de alma a todos que participaram da luta. Com a s Cruzadas o papa pretendia recuperar o prestígioe a unidade da Igreja, abalados pela corrupção e pelo Grande Cisma em 1054.
Os nobres só penssavam em pilhar riquezas e conquistar novas terras, já os mercadores da penísula itálica esperavam que as cruzadas promovessem a reabertura do comércio no Meditterrâneo, então dominado pelos mulçumanos. Os camponeses, por sua vez, ingressaram no movimento cruzadista sonhado com a conquista da liberdade.
Entre od séculos XI e XIII, foram organizadas 8 dessas expedições militares. (algumas sob comando de reis e da alta nobreza) A Primeira Cruzada(1095-1999) foi mobilizado um exército de cavaleiros. partiram então prara a guerra santa, entre as 8 cruzadas a única que teve êxito, pois conquistou Jerusalém em 1099. Os mulçumanos porém, reconquistaram a cidade, sob a liderança do sultção Saladino, em 1187.
As 7 Cruzadas não alcançaram o objetivo principal, mas contribuíram para estimular o comércio entre o Oriente e o Ocidente, trazendo riqueza para cisades da penísula Itálica, como Veneza e Gênova. outra consequência foi o fortalecimento da figura do cavaleiro
Entre o céu e a Terra
As Cruzadas não só aumetaram a autoridade do papa como também enriqueceram ainda mais a Santa Sé (em latim: Sancta Sedes, oficialmente Sancta Sedes Apostolica, "Santa Sé Apostólica"), também chamada de Sé Apostólica, do ponto de vista legal, é distinta do Vaticano, ou mais precisamente do Estado da Cidade do Vaticano. Este “é um instrumento para a independência da Santa Sé que, por sua vez, tem uma natureza e uma identidade própria sui generis,