Movimentos sociais na região sul do brasil
A região Sul do país é a menor região entre as cinco regiões do Brasil e possui uma população com aproximadamente 27.789.083 habitantes. É formada por três estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que ocupam uma área de aproximadamente 576.000 km. O clima predominante da região Sul do Brasil é o subtropical, com estações bem definidas; o inverno é frio e o verão é quente. A Região Sul é notadamente a região mais fria do país, onde no inverno registram-se temperaturas abaixo de 0ºC com geadas fortes e algumas formações de neve. Sua Vegetação são as Matas dos Pinhais ou de Araucárias , Mata Atlântica e Campos. Sua Agricultura (principais produtos agrícolas): soja, trigo, arroz, algodão, cana-de-açúcar, laranja, uva, café, erva-mate. As Usinas Hidrelétricas são um dos atrativos da região sul, a de Itaipú (no rio Paraná) Machadinho (no rio Pelotas) e Itá (no rio Uruguai),
Seus estados fazem fronteira com Uruguai, Argentina, Paraguai, Região Centro-Oeste e Região Sudeste. A predominância da cor branca é de 79,6% da população. A região Sul apresenta bons índices sociais em vários aspectos é também a mais alfabetizada, 94,8% da população.
Os primeiros habitantes da região Sul do Brasil são os povos indígenas naturais da terra, principalmente os guaranis e os carijós. Posteriormente, vieram os padres jesuítas espanhóis para catequizar os índios e dominar a terra. Esses religiosos fundaram aldeias denominadas missões ou reduções.
Para defender as estâncias que tinham sido criadas, o governo português mandou construir fortes militares na região. Em volta dos fortes surgiram povoados. Durante muitos anos, os portugueses e os espanhóis lutaram pela posse de terras do Sul. As brigas continuaram e só foram resolvidas com a assinatura de tratados. Esses tratados determinaram os limites das terras localizadas no sul do Brasil.
No século XVIII, o Sul do Brasil era uma região disputada entre portugueses e espanhóis. A