Trabalho De Sociologia Portfolio
Ouvimos a todo momento nas conversas informais e encontramos com frequência nos meios de comunicação a afirmação de que só terá emprego quem tiver qualificação. A qualificação em determinados ramos da produção é necessária e cada dia mais exigida, mas isso somente para alguns poucos postos de trabalho. A maioria das ocupações exige somente o mínimo de informação, que normalmente o trabalhador consegue adquirir no próprio processo de trabalho.
A elevação do nível de escolaridade não significa necessariamente emprego no mesmo nível e boas condições de trabalho. Ou seja, a formação universitária, cada dia mais deficiente, não garante empregos àqueles que possuem diploma universitário, seja pela qualificação insuficiente, seja porque não existe emprego para todos.
*Comentário: Hoje em dia o que está prevalecendo na hora de ser escolhido para um emprego é a experiência e as qualificações que o funcionário dispõe à empresa. Há muitos casos de pessoas formadas e pós-graduadas que não estão no emprego desejado, pois as empresas exigem não somente a teoria, que se aprende em universidades e cursos, mas também conforme já falado, experiência que se adquire com outros tipos de empregos, não somente naquela área procurada pelo funcionário e qualificações que devemos estar sempre procurando obter mais e mais no currículo.
A estrutura social e as desigualdades
As desigualdades sociais instalaram-se no Brasil com a chegada dos Portugueses. Os povos indígenas foram vistos pelos europeus como seres exóticos e ainda hoje são alvos de preconceito e também, os africanos escravizados, cujos descendentes sofrem descriminação pelo fato de serem negros.
Estrutura e estratificação social
O que é uma estrutura social? Diríamos que uma estrutura social é o que define determinada sociedade. Ela se constitui da relação entre os vários fatores – econômicos, políticos, históricos, sociais, religiosos, culturais – que dão uma feição para cada sociedade. A