Trabalho de Sociologia - Comunicação de massa
Comunicação social, também conhecida como “mídia” ou “comunicação de massa”, refere-se à transmissão de mensagens, de maneira ativa com o desígnio de atingirem um público heterogêneo. Tradicionalmente, os meios de comunicação social indicados de 1° grau: imprensa, rádio, cinema, televisão e de 2° grau: vídeo, disco, fita etc. Esta distinção assenta especialmente na forma como vemos os mesmos e a importância maior ou menor assumida por eles perante todo processo da comunicação.
Desde o aparecimento de novas tecnologias a seriedade sobre os meios de comunicação aumentaram. Por outro lado, os meios de “comunicação de massa” mais tradicionais, como por exemplo, o Rádio e a Televisão, presente na vida de quase todos os indivíduos continuam a funcionar como instrumento de controle social.
Com relação às novas tecnologias da informação, pode-se observar que não existe hoje nenhuma grande empresa de comunicação que não disponha de uma tecnologia sofisticada para transmitir as suas mensagens. Estas novas tecnologias abrem, sem dúvida nenhuma, uma nova alternativa para as formas tradicionais de usufruto dos tempos livres, em especial nas atividades de lazer domésticas.
O aparecimento de uma sociologia especialmente centrada na comunicação é algo muito recente. Porém as ciências sociais, desde o seu início teve estudiosos centrados nos estudos de alguns dos problemas da comunicação humana. Mas, talvez tenha sido a expansão dos meios de comunicação de massa e a sua crescente importância, que fez com que diferentes disciplinas abordassem cada vez mais este tema.
A sociologia da comunicação pode ter seu estudo voltado para o processo interativo que envolve o intercâmbio de símbolos e significantes. Ou melhor, o processo através do qual um conjunto de significados se transforma em uma mensagem é transferido para uma ou mais pessoas de tal maneira que o significado seja equivalente à interação dos iniciadores da mensagem. De forma muito