Trabalho De Sociologia 2
Na sociedade atual, cada objeto produzido envolve muito trabalho e muitos trabalhadores.
Essa divisão do trabalho relacionadas à produção é uma das características da sociedade em que vivemos.
Émile Durkhein e Karl Marx, tem visões diferentes e diversos pensamentos sobre este assunto. É o que veremos a seguir.
Base do trabalho na sociedade moderna
Com o fim do período medieval e a emergência do capitalismo, o trabalho começou a ser considerado algo positivo.
Isso aconteceu pois foi preciso convencer as pessoas de que trabalhar para os outros era bom. Com isso aconteceram algumas mudanças por meio de dois processos de organização com otrabalho: a cooperação simples e a manufatura.
Cooperação simples: mantia a hierarquia de produção, entre mestre e aprendiz, o artesão desenvolvia todo o processo de porodução
Manufatura: o trabalhador não fazia todo o trabalho sozinho, cada um cuidava de uma parte do trabalho.
Logo depois surgiu a maquinofatura, onde o trabalho era realizado na fábrica, onde estavam as máquinas.
O Trabalho na Sociedade Moderna Capitalista
A crescente divisão do trabalho é uma das características das sociedades modernas. Nas sociedades tribais, a divisão é feita com base nos critérios de sexo e idade, diferentemente da forma em que ocorre na nossa “sociedade moderna”.
Com a formação das cidades, houve uma divisão entre o trabalho rural e o trabalho urbano. Todo desenvolvimento de produção deram lugar a uma nova divisão entre quem administrava e quem executava.
Outro grande fator que ajudou o trabalho na sociedade moderna capitalista, foi o surgimento das fábricas e junto apareceu o dono das máquinas e quem pagava o sálario do operador. Nessa época só era necessario saber operar a máquina.
Muitas transformações ocorreram na sociedade capitalista, principalmente depois de 1970, por busca desenfreada por muito mais lucro. Com algumas crises, os capitalistas inventaram novas formas de elevar a prdução do