SEMIN RIO DE GESTANTES Vacina O
GESTANTES
VACINAÇÃO NA
GESTAÇÃO
ENFERMEIRA ADRIANA FREITAS
POR QUÊ VACINAR?
Na
verdade o ideal é que todas as mulheres sigam corretamente o calendário de vacinação, antes de engravidarem. Assim, já estariam imunizadas contras as principais doenças e passariam uma gestação tranqüila e sem riscos.
Evita o desenvolvimento de doenças durante e após a gestação.
POR QUÊ VACINAR?
As vacinas são a forma mais eficiente para a prevenção de diversas doenças, pois elas nos imunizam através da produção de anticorpos, criando defesas naturais em nosso organismo contra as infecções.
Embora a vacinação seja importante, algumas vacinas aplicadas em gestantes costumam causar certo receio entre as futuras mamães, visto que nesse período os cuidados com ingestão ou aplicação de qualquer produto ou substância devem ser redobrados, porém algumas vacinas podem aumentar a proteção tanto da mamãe quanto do bebê, oferecendo mais segurança durante a gestação.
POR QUÊ VACINAR?
Vacinas
que fazem parte do Calendário
Nacional de Saúde, indicado pelo
Ministério da Saúde para Gestantes :
DT: dupla adulto – diftéria e tétano
Hepatite B
Influenza: gripe
ATENÇÃO
Não
há nenhuma evidência de que a administração em gestantes de vacinas de vírus inativados ou de bactérias mortas, toxóides (toxóide tetânico e toxóide diftérico) e de vacinas constituídas por componentes de agentes infecciosos (vacina contra infecção meningocócica e vacina contra hepatite B, por exemplo) acarrete qualquer risco para o feto (Manual de Vacinação,
2001).
As vacinas vivas (vacina contra sarampo, contra rubéola, contra caxumba, contra febre amarela, BCG) são contra-indicadas em gestantes. Contudo, quando for muito alto o risco de ocorrer à infecção natural pelos agentes dessas doenças (viagens a áreas endêmicas ou vigência de surtos ou epidemias), devem-se avaliar cada situação, sendo válido optar-se pela vacinação quando o benefício for considerado maior do que o possível risco