Trabalho de Sociologia - ''O que é classe operária?''
Trabalhadores Assalariados e Trabalhadores Autônomos
Chamamos de classe trabalhadora as pessoas que vivem apenas de seu próprio trabalho. Há alguns exemplos dessas pessoas como por exemplo os camponeses, o artesão, o comerciante o médico, que são pessoas que trabalham digamos que vende o que é seu ou o que lhe é confiado, como por exemplo o comerciante. E temos também os trabalhadores por conta própria, temos os que não têm autonomia porque não possuem os recursos para trabalhar por conta própria.
A totalidade dos trabalhadores constitui-se em duas classes: a pequena burguesia, que é composta pelos trabalhadores autônomos e a classe operária ou proletariado, que é composta pelos trabalhadores assalariados.
Assalariados Proletários e Assalariados Burgueses
Nem todos os assalariados são proletários. Pelo fato de que os proprietários não podem e nem querem administrar suas empresas pessoalmente, cada um com um cargo diferente, uns melhores outros piores, em uma forma de hierarquia. Diferentemente há empresas em que o cargo máximo só pertence aos descendentes e herdeiros dos funcionários, ou pessoas de confiança que foram eleitas, fazendo com que eles não façam parte da classe operária, mas sim da classe capitalista ou burguesia.
2- Formação histórica da classe operaria e da classe da burguesia
Capitalismo Manufatureiro
A primeira forma histórica de produção capitalista foi a manufatura, que era constituída por empresas que produziam mercadorias artesanais. Que funcionava da seguinte forma: um empregador capitalista dava as ordens a dezenas ou centenas de empregados, que se dividiam em diversas tarefas, cada um se especializando em uma destas tarefas, que gerava grande ganho de produtividade. Ou seja esse sistema, é usado e muito por diversas empresas até hoje.
Formação do Proletariado Manufatureiro
Surgiu da dissolução das relações feudais o que constituiu um processo diversificado que se estendeu na Europa como