Trabalho de sobre quem é o pt
Ideologia
O PT surgiu da organização sindical espontânea de operários paulistas no final da década de 1970, dentro do vácuo político do regime militar aos partidos comunistas tradicionais e aos grupos armados de Esquerdas então existentes. Partido de Esquerda assumido. A ideologia espontânea das bases sindicais do partido - e a ação pessoal de lideranças sindicais como as de Lula, Jair Meneguelli e outros, sempre se caracterizou por certa rejeição das ideologias em favor da ação sindical como fim em si mesma, e é bem conhecido o episódio em que Lula, questionado por seu adversário Fernando Collor quanto à filiação ideológica do PT, em debate televisionado ao vivo em 1989, respondeu textualmente que o PT "jamais declarou ser um partido marxista".
O PT nasceu com uma postura crítica ao reformismo dos partidos políticos sociais democratas. Nas palavras do seu programa original: "As correntes social democratas não apresentam, hoje, nenhuma perspectiva real de superação histórica do capitalismo imperialista".
Poder-se-ia dizer, ainda, que, no PT, o trabalho ideológico-teórico sempre foi levado à reboque das origens concretas do partido. A favor dessa afirmação está o fato de que seu núcleo duro é composto por sindicalistas com uma preocupação, acima de tudo, com os interesses corporativos dos trabalhadores assalariados