Capoeira
A Politécnica
Capoeira – Luta, dança e forma de expressão
Rafael Noronha
Maputo
2012
Universidade Politécnica
A Politécnica
Capoeira – Luta, dança e forma de expressão
Rafael Noronha
Métodos de estudo e pesquisa de informação
Professor: Miguel Enrique L. Correoso
Maputo
2012
Introdução
A capoeira é uma expressão cultural brasileira que engloba a arte-marcial, a dança, a musica e o desporto.
Ela foi desenvolvia no brasil pelos escravos trazidos de África
A palavra “capoeira” tem origem do tupi-guarani, que significa "o que foi mata", através da junção dos termos ka’a ("mata") e pûer ("que foi"). Refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil onde era praticada agricultura indígena. Acredita-se que a capoeira tenha obtido o nome a partir destas áreas que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata. Capoeiristas fugitivos da escravidão e desconhecedores do ambiente ao seu redor, frequentemente usavam a vegetação rasteira para se esconderem da perseguição dos capitães-do-mato.
A característica que difere a capoeira das outras artes marciais é a sua musicalidade. Os praticantes de capoeira não aprendem só a lutar mas também a tocar todos os instrumentos que fazem parte da arte.
História
No início do séc. XVI Portugal tinha um dos maiores impérios coloniais da Europa mas não tinha a mão de obra necessária para explorar os seus recursos. Como a captura e escravização de povos indígenas da região era difícil, optou-se pelo comércio de escravos de África.
A principal actividade económica da altura era a plantação de cana de açúcar que era feita pelos escravos que não possuíam de quaisquer condições de trabalho ou de vida.
Os escravos começaram a frequentar zonas remotas das plantações que se chamavam “quilombos”. Foi nos quilombos que a capoeira começou. Primeiro como forma de expressão e depois como forma de defesa pessoal.
Em 1888 o brasil aboliu a escravatura e