permissoes para trabalho
Certas situações laborais submetem trabalhadores a atividades cuja execução coloca em risco imediato sua integridade ou a de terceiros, requerendo, em razão disso, que haja um rigoroso controle para a sua concretização. Permissão para Trabalho (PT)
Esse controle pode se fazer presente desde a requisição do trabalho, autorização para a realização e determinação do executante, e ainda, na verificação de sua conclusão e liberação da área ou da utilidade para sua posterior utilização.
Permissão para Trabalho (PT) 3
Em tais situações se faz requerida a emissão de um documento que deve conter todas as recomendações necessárias e suficientes para assegurar a adequada realização destas atividades. A este documento chamamos de
Permissão para Trabalho de Risco (PTR) ou, simplesmente, Permissão para Trabalho (PT).
Permissão para Trabalho (PT) 4
Como agentes envolvidos na avaliação das condições ambientais nas quais se dará a execução das atividades, bem como para a obtenção e utilização da permissão para trabalho, temos: o emissor da ordem de serviço, o executor (indivíduo ou equipe) e o aprovador ou autorizador.
Permissão para Trabalho (PT) 5
A condição de emissor diz respeito às pessoas habilitadas a demandarem aquele tipo de atividade ou serviço.
Permissão para Trabalho (PT) 6
O executor diz respeito às pessoas habilitadas e qualificadas para sua execução, seja individualmente, seja em equipe. Cabe aqui destacar que quando nos referimos à competência individual nos referimos a determinada tarefa específica no conteúdo da atividade, uma vez que, como regra básica de segurança, uma atividade de risco não deve ser realizada por um indivíduo sozinho.
Permissão para Trabalho (PT) 7
O aprovador ou autorizador é o responsável formal pela autorização e pela verificação da conclusão da tarefa.
Permissão para Trabalho (PT) 8
A permissão para trabalho é uma autorização prévia, em