Trabalho de Saúde e Meio Ambiente
Alunos: Marina Kantovick, Itamar Pereira
Professora: Gabriela Minks
Disciplina: Saúde e Meio Ambiente
Saneamento Básico em Capinzal
O maior problema no momento em relação ao saneamento básico na nossa opinião é a drenagem das águas pluviais, nos períodos de maior precipitação a rede coletora de água da chuva não é suficiente para fazer o escoamento de toda a água, e esta acaba invadindo as vias públicas, espalhando sujeira e causando estragos.
Outro fator agravante que vem acompanhando o problema de drenagem pluvial são os resíduos sólidos, que não tem destinação correta por parte da população, que jogam lixo em vias públicas, em terrenos baldios, causando entupimento de bueiros e bocas de lobo em períodos chuvosos.
O esgoto em sua maioria não recebe o tratamento adequado, alguns moradores ainda utilizam o sistema convencional de fossas negras, as casas mais antigas que se encontram próximas ao rio a fossa é canalizada diretamente no rio, causando mal odor, a contaminação da fauna aquática, e a poluição.
A água em algumas comunidades do interior não é tratada, por que os moradores utilizam-se de águas de nascentes, poços e caxambus, e esta em sua grande maioria estão contaminadas com coliformes totais e fecais.
A solução para a drenagem pluvial seria que logo no início da construção seriam colocados tubos com maior vazão sendo esses de 60 cm. Para os resíduos sólidos seria tentar sensibilizar a população e apresentar os problemas que isso pode causar, tanto de saúde quanto financeiro. Quanto a água deveria haver mais trabalhos envolvendo essas comunidades para que eles saibam quais são os problemas de saúde que a água contaminada pode causar.