Amplificador de pequenos sinais
RELATÓRIO DE ELETRÔNICA ANALÓGICA
PRATICAS 12 E 13:
VERIFICAR O FUNCIONAMENTO DE CIRCUITOS RETIFICADORES TRIFASICOS:
FELIPE BELO DO NASCIMENTO N°07 M3A A
INTRODUÇÃO:
Este relatório tem com o objetivo de registrar informações técnicas obtidas no ensaio comprovando o funcionamento do circuito retificador trifásico meia onda.
MATERIAL:
Transformador trifásico
Matriz de contatos
Jogo de alicates
Multímetro digital
Pontas de prova convencionais para multímetro
Osciloscópio Digital
Pontas de prova para osciloscópio com terra
Chave de fenda
06 Cabos banana vermelho
05 Cabos banana verde
04 Cabos banana amarelo
ESQUEMA ELÉTRICO:
DECRIÇÃO DE FUNCIONAMENTO:
O retificador trifásico de meia-onda é o mais simples dos retificadores polifásicos. Necessita obrigatoriamente de um transformador trifásico na entrada, com o secundário ligado em estrela, fato que limita um pouco seu uso. Portanto, para simplificar o estudo considere que na entrada os enrolamentos secundários estão inicialmente em ligação estrela.
Com o aumento do número de fases, o número de pulsos da tensão na carga é maior, melhorando o fator de ripple, e aumentando o valor médio da tensão. No caso de carga indutiva, a corrente no retificador pode ser considerada contínua. Generalizando, nos retificadores polifásicos as correntes serão consideradas contínuas, e com ripple desprezível. o circuito do retificador trifásico onda completa, em que a construção da forma de onda da tensão na carga pode ser feita de duas maneiras. Uma é considerar que a tensão na carga é proveniente de dois retificadores trifásicos de meia-onda referenciados ao ponto neutro N, resultando um valor positivo e outro negativo por fase, a diferença (tensão de linha) é a tensão na carga. Outra é analisar o fluxo de corrente no circuito, lembrando que a corrente convencional vai sempre do potencial mais