Eletronica
Guaratinguetá
2013
1 OBJETIVOS
O objetivo fundamental do projeto é promover o entendimento dos conceitos presentes na teoria dos amplificadores de potência – bem como os presentes na teoria dos amplificadores de pequenos sinais, visto que o estágio de pré-amplificador também estará presente no projeto –, através da aplicação dos mesmos na elaboração e desenvolvimento de um circuito amplificador de potência classe AB, focado no uso racional de energia. Pretende-se, ainda, promover o aperfeiçoamento de habilidades, tais como o trabalho em equipe e a disciplina, indispensáveis na formação de um profissional qualificado.
2 CONCEITOS BÁSICOS
2.1 Amplificadores
Os amplificadores são fundamentais no processamento de sinais, visto que a amplificação dos sinais torna o processamento mais confiável, viabilizando a utilização desses sinais para alguma aplicação específica.
De um ponto de vista conceitual, a mais simples das tarefas no processamento de sinal é a amplificação de sinal. A necessidade de amplificações existe porque os transdutores fornecem sinais que chamamos de “fracos”, isto é, na faixa de microvolt (μV) ou milivolt (mV), e que possuem baixa energia. Esses sinais são muito pequenos para um processamento confiável, que se tornaria muito mais fácil se a amplitude do sinal fosse maior. (SEDRA; SMITH, 2000, p.9).
2.2 Amplificadores para pequenos sinais
A aproximação para pequenos sinais implica em manter a amplitude dos sinais de entrada e saída suficientemente pequenos, de modo que a operação do transistor TBJ (amplificador), para uma dada polarização, fique restrita ao segmento linear da curva IE versus VBE.
Os amplificadores de pequeno sinal são assim classificados devido ao fato de operarem numa estreita faixa em relação ao ponto quiescente (Q) obtido na polarização do transistor. A