TEORIA DA BUROCRACIA
TEORIA DA BUROCRACIA
Indaiatuba
2013
FACULDADE MAX PLANCK
TEORIA DA BUROCRACIA
Estudo teórico da burocracia apresentado ao curso de Administração da Faculdade Max Planck de Indaiatuba, com o intuito de fazer uma apresentação à sua formalização, elaborada por Max Webber.
Organizado por:
Cintia Mirandola
Elisangela Fernandes
Pollyana Domingues
Indaiatuba
2013
LISTA DE FIGURAS
SUMÁRIO
RESUMO
Este trabalho tem como diretriz apresentar a teoria da burocracia que foi formalizada por Max Weber que, partindo da premissa de que o traço mais relevante da sociedade ocidental, no século XX, era o agrupamento social em organizações, procurou fazer um mapeamento de como se estabelece o poder nessas entidades. Construiu um modelo ideal, no qual as organizações são caracterizadas por cargos formalmente bem definidos, ordem hierárquica com linhas de autoridade e responsabilidades bem delimitadas. Assim, Weber cunhou a expressão burocrática para representar esse tipo ideal de organização, porém ao fazê-lo, não estava pensando se o fenômeno burocrático era bom ou mau. Weber descreve a organização dos sistemas sociais ou burocracia, num sentido que vai além do significado pejorativo que por vezes tem. Burocracia é a organização eficiente por excelência. E para conseguir essa eficiência, a burocracia precisa detalhar antecipadamente e minuciosamente como as coisas deverão ser feitas.mas acaba se esquecendo dos aspectos variáveis que se devem ser considerados, o que na sua negligencia acaba trazendo diversas disfunções na realização de ações especificas Segundo Weber.
Vamos apresentar algumas das teorias desenvolvidas por Weber, em que elas ajudaram na atual forma de administração e os principais contratempos causado por ela.
Para maior aproveitamento do conteúdo exposto, o trabalho foi dividido em etapas, onde iniciaremos pela história do surgimento da teoria, a