Espelhos planos e esféricos
Denominamos por espelho qualquer porção de uma superfície esférica capaz de exibir, em predominância, o fenômeno da reflexão regular.
Portanto, esse portfólio, contem explicações simplificadas sobre “Espelhos Planos e Esféricos”, um assunto referente à matéria de Física.
Espelhos Planos
O espelho plano se caracteriza por apresentar uma superfície plana e polida, onde a luz que é incidida reflete de forma regular. Para obter um bom grau de reflexão, é necessário que a variação do poder refletor com o ângulo de incidência do espelho seja a menor possível. O exemplo mais comum de espelho plano é o vidro, que permite a formação de imagens nítidas.
Quando estendemos o braço direito, por exemplo, na frente de um espelho, a imagem refletida estenderá o braço esquerdo, ou seja, refletindo ao contrário. Esse fenômeno é chamado de enantiomorfismo e é uma das características da reflexão de imagens em espelhos planos.
Outras características dos espelhos planos são:
1. - A imagem refletida tem o mesmo tamanho do objeto;
2. - Cada objeto corresponde a uma imagem;
3. - Imagem e objeto não se sobrepõem;•.
Ainda podemos afirmar que no caso dos espelhos planos, o raio incidente, o raio refletido e a normal à superfície se situam no mesmo plano e o ângulo de reflexão e o de incidência possuem a mesma medida.
Espelhos Esféricos
Com grande aplicação no dia a dia, o espelho esférico é uma calota esférica que possui uma de suas partes polida e com alto poder de reflexão. Esse espelho pode ser classificado de acordo com a superfície refletora. Se essa for interna, o espelho é côncavo; e se a superfície refletora é a externa, o espelho é convexo. Podemos representar essas duas classificações de espelhos esféricos da seguinte forma:
As imagens fornecidas por esses espelhos são sensivelmente distorcidas em relação aos objetos correspondentes. Essas distorções