REFLEXÕES SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE POLÍCIA COMUNITÁRIA INTERATIVA
INTERATIVA
Patricio Bernabé Fiorim1
RESUMO
Este ensaio visa sintetizar os ensinamentos obtidos durante a disciplina Estratégia de Polícia Comunitária Interativa, onde estará vislumbrado o contexto global, dentro de nações geridas no estado democrático de direito, de aplicação do conceito de policiamento comunitário e da cultura de paz estabelecida pela ONU norteadas pelas bases estabelecidas na declaração internacional de direitos humanos. São contemplados também elementos práticos da aplicação do policiamento, como seus fundamentos, elementos, perspectivas, além das peculiaridades do local de implantação que devem ser respeitadas. Conclui ser o policiamento comunitário, uma opção viável de política de proximidade da polícia militar com a sociedade, desde que respeitados as diferenças de cultura e de necessidades específicas de cada local onde será aplicado.
Palavras chave: polícia comunitária, polícia militar, sociedade, direitos humanos.
1
Aluno do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Polícia Militar do Espírito Santo que ocorre na UNIVIX
Vitória.
INTRODUÇÃO
O policiamento comunitário, experiência que vem dando resultados muito positivos em várias instituições policiais no mundo, tem se apresentado como uma excelente opção para aquelas organizações que ainda enfrentam elevados índices de criminalidade e forte rejeição do seu modelo de atuação por parte da sociedade.
Serão explorados neste artigo os aspectos que tornam o policiamento comunitário viável em instituições policiais de diferentes nações inseridas no regime democrático de direito, mas com culturas bastante distintas.
Observaremos inclusive que a própria Organização das Nações Unidas (ONU) possui normatizações que se remetem aos fundamentos deste conceito de policiamento comunitário e que sua efetiva aplicação depende de uma mudança cultural tanto da sociedade quanto da instituição responsável pela