Trabalho de Redes
Objetivo
Este projeto prevê a criação de um modelo de rede para comunicação de dados entre diversas unidades organizacionais da empresa através do uso das tecnologias padrões do mercado, considerando a relação custobenefício, segurança e o crescimento da empresa.
Escopo
Contempla-se nesta proposta a criação do projeto de rede de computadores via (WAN), sua documentação completa, configuração de roteadores, instalação de firewall e testes funcionais, instalação, rotulação e certificação do cabeamento estruturado.
A situação atual:
1- Matriz: na cidade do Rio de Janeiro, em um prédio de 8 andares, com um total de 243 computadores para usuários, cinco servidores, distribuídos da seguinte forma:
Um servidor web para Intranet
Um servidor de e-mail para Intranet
Um servidor de banco de dados, acessado por todas as filiais
Um servidor DNS, para acesso à Internet de toda a Empresa
Um servidor WEB para acesso do público externo.
Todo o acesso à Internet das filiais é feito através a Matriz, que conta com um link de 1Mbps PPP e três links (utilizando Frame Relay) para as Filiais. O acesso à Internet é feita por NAT, executado no roteador mais externo. Todas as filiais acessam banco de dados. Está sendo prevista a utilização de 20 notebooks para alguns funcionários que necessitam acessar clientes externos e que necessitam de mobilidade no interior da Empresa (acesso à Internet e Intranet).
2- Filial São Paulo: situada em um prédio de 5 andares, com um total de 212 computadores para usuários, sem nenhum servidor. O acesso à Matriz é feito por um link dedicado de 128 Kbps, com Frame Relay. Alguns funcionários que necessitam utilizar notebooks estão com dificuldade de acesso tendo em vista a saturação dos pontos de rede e a dificuldade de passagem de novos cabos. Também acontece uma degradação no desempenho da rede interna e dificuldades, em determinados horários do expediente, de acesso à Matriz, notadamente ao servidor