trabalho de química
A origem do Universo se deu entre 13 e 20 bilhões de anos atrás, a partir da contração da matéria compactada, densa e muito quente, que inicialmente tinha o volume aproximado do nosso sistema solar.
Durante o big-bang surgiram átomos de hidrogênio (H) e hélio (He).
Transcorridos 1 bilhão de anos, surgiram as nebulosas (gálaxias) e, 3 bilhões de anos depois, formaram - se algumas estrelas. Quando os centros dessas estrelas compactas adquiriam energia, tinham início reações nucleares que formavam carbono (C), oxigênio (O), silício (Si), enxofre (S) e ferro (Fe).
Os elementos mais pesados que o ferro foram produzidos nas superfícies de estrelas gigantes ou na explosão de supernovas. Decorrentes, dessas explosões, muitos corpos de constituição química variável foram projetados no espaço e acabaram sendo captados pelos campos gravitacionais de corpos maiores que estavam em órbitas organizadas ao redor de estrelas. A Terra estava em órbita ao redor do Sol e foi recebendo esses corpos até ficar com sua composição atual.
Baseado tabela elaborada por Meyer, em 1870, que agrupava os elementos químicos conforme suas própriedades físicas, Mendeleev sugeriu uma tabela em que os elementos químicos eram colocados em ordem crescente de massa atômica e agrupados de acordo com suas propriedades físicas e químicas. Obteve 8 grupos ou famílias e 12 períodos.
Posteriormente Moseley concluiu que os elementos deveriam ser dispostos na tabela de acordo com o número atômico (Z) crescente.
Tabela Antiga (por massa)
Tabela periódica atual
Os elementos químicos estão dispostos horizontalmente (cada linha é um período), em ordem crescente de números atômicos (Z), de maneira que os elementos químicos com as mesmas propriedades fiquem agrupados em uma mesma coluna (grupos ou famílias). Temos 7 períodos e 18 grupos ou famílias.
Nomes das Famílias dos Elementos Representativos
IA - metais alcalinos
IIA - metais