biotecnologia
A origem da palavra Biotecnologia é grega:
Bio = Vida
Logos = Estudo / Conhecimento
Tecnos = Utilização prática da ciência
Apesar de ter surgido como objeto de estudo nas últimas décadas, a Biotecnologia é uma tecnologia milenar. De forma não intencional a Biotecnologia existe há milhares de anos com a fermentação de pães, bebidas e queijos realizadas por microrganismos.
A partir dos anos de 1970, com as técnicas de DNA recombinante, a Biotecnologia ganhou mais ênfase e hoje a biotecnologia utiliza técnicas e materiais de ultima geração (Biotecnologia Moderna).
A história da Biotecnologia no Mundo:
Primeira Geração: Idade Nova (2000 a.C.) Fatos: - cruzamento de espécies animais e plantas. - leveduras para fermentação de pão e álcool.
Segunda Geração: Fim do século XIX (Teoria de Louis Pasteur)
Fatos: - microrganismos causam enfermidades humanas.
- ação dos microrganismos anaeróbios nas fermentações láctea, butírica e alcoólica.
Terceira Geração: Início de 1970. Biologia Molecular
Fatos: 1o – isolamento e manipulação de genes (DNA). 2o – fusão e multiplicação de células.
O Brasil possui a maior biodiversidade do mundo, e detém cerca de 20% das espécies do planeta. Portanto, possui um grande potencial biotecnológico.
A Biotecnologia reúne um conjunto de tecnologias habilitadoras que envolvem a utilização de organismos vivos ou partes funcionantes, células e moléculas para a geração de produtos, processos e serviços. Engloba as áreas da saúde humana, meio ambiente e agricultura. Na Engenharia Genética, o uso da biotecnologia é considerada uma ciência recente.
Os conhecimentos que possibilitaram o desenvolvimento da biotecnologia remontam a meados do século XIX, quando o monge austríaco, Gregor Mendel, lançou as bases da genética, explicando a transmissão de características de geração para geração.
Década de 20 - Início do melhoramento genético.
1953 - Descoberta a