Trabalho de quimica
Matéria é "essência" esta não é uma definição muito sofisticada, mas um meio para introduzir a ideia de que a matéria tem existência física real. É dito que matéria é tudo que tem massa e ocupa espaço. Mas o que é massa?
MASSA, INÉRCIA E PESO.
A massa de um objeto é uma medida numérica direta da quantidade de matéria do objeto. Portando essa massa pode ser determinada pela medida de sua inércia. Inércia é a resistência de um objeto a um esforço realizado para modificar o seu estado de movimento. Um objeto em repouso tende a permanecer em repouso, e um objeto em movimento tende a permanecer em movimento na mesma velocidade e na mesma direção. (Esta é a primeira lei do movimento de Newton). Portanto considere uma ilustração: ao chutar um balde cheio de água, provavelmente você o empurraria, mas no caso de um balde com chumbo o efeito provocado seria pequeno, exceto pelo fato de que a ponta do seu pé ficaria certamente dolorida. Isto porque um balde com chumbo tem uma maior massa e tem uma maior inércia do que o mesmo balde com água.
No laboratório a massa de um objeto é, geralmente, determinada pela comparação da massa do objeto com outro objeto de massa conhecida. A balança química ou analítica é comumente utilizada para tal comparação, e na balança química moderna a comparação de massas não é, em geral, visível, pois está oculta no interior da balança e raramente é manipulada. A comparação de massas é, chamada de "pesagem", devido ao longo e infeliz uso errado da palavra.
Diferentemente do peso, a massa de um objeto não se altera de um local para, outro, pois a quantidade de matéria permanece constante.
SUBSTÂNCIAS PURAS E MISTURAS
Uma substância pura é exatamente o que o termo indica: uma única substância com composição característica e definida e com um conjunto definido de propriedades. Exemplos de substâncias puras são: a água, o sal, o ferro, o açúcar comestível e o oxigênio.
A mistura consiste em duas ou mais substâncias