Layout
“O processo de execução do layout de um livro envolve o trabalho de designers que tem de tomar decisões sobre o posicionamento exato de todos os elementos da página.” (Haslam, 2007, pag. 140). Após descrever com precisão a função do layout, o autor também afirma que existem dois pólos, ou itens que compõe o layout: o texto, que é organizado em torno de uma sequência de leitura; e as imagens, cujos arranjos são determinados pelas considerações relativas à composição, derivadas da produção de imagens. O equilíbrio entre esses dois princípios é o responsável por orientar a descrição dos vários modelos de layout de página existentes, cada um de acordo com seus critérios. O layout envolve todos os fatores impressos do projeto, sua aparência, sua organização, combinação de cores e fontes, o que nos leva, muitas vezes a julgar o livro pela capa. Haslam (2007, pag. 140) também afirma que se o layout da publicação for desmazelado, a impressão/acabamento de má qualidade e o uso do espaço inadequado, então o texto, não importando quão eloquente seja, será inevitavelmente desvalorizado. O Layout necessita ter suas informações completas e organizadas com antecedências, para que haja exatidão na diagramação.
Layouts orientados por imagem
Segundo o autor, o layout de um livro pode também ser baseado nas imagens, ou seja, o designer cria pontos focais que podem direcionar o leitor pelas páginas. Os pontos focais geralmente são amparados por uma página secundária. Em seguida pode-se observar um exemplo de layout de um livro orientado por imagens.
[pic]
Na imagem acima, podemos observar que a imagem direciona o leitor, fazendo assim com que o texto seja uma informação secundária ao olhar. Sendo assim, a página possui imagens para que elas sejam visualizadas, não apenas para complementação de textos ou informações.
5.8 Capas e Contracapas
A capa de um livro tem duas funções: proteger as páginas e