Tcc ressocialização do preso brasileiro
PRISÃO : RESSOCIALIZAR PARA NÃO REINCIDIR
JOSÉ DE RIBAMAR DA SILVA
CURITIBA – 2003
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
JOSE DE RIBAMAR DA S ILVA
PRISÃO : RESSOCIALIZAR PARA NÃO REINCIDIR
Monografia Paraná, obtenção como do
submetid a parte dos de
à
Universidade
Federal para
do a de
requisitos
necessários
Título
Especialização
Modalidade
Tratamento Penal em Gestão Prisional - UFPr.
APROVADA POR:
“Eu sou o bom pastor. O bom pastor expõe a sua vida pelas suas ovelhas. O mercenário, porém, que não é pastor, a quem não pertence as ovelhas, quando vê que o lôbo vem vindo, abandona as ovelhas e foge; o lôbo rouba e dispersa as ovelhas. O mercenário, porém, foge porque é mercenário e não se importa com as ovelhas. Eu sou o bom pastor. Conheço as minha ovelhas e as minhas ovelhas me conhecem a mim, como meu Pai me conhece e eu conheço o Pai. Dou a minha vida pelas minhas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco. Preciso conduzi-las também, e ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.” (JOÃO, Cap. 10 v. 11 – 16).
Agradecimentos: Ao Arquiteto do Universo por me ofertar e manter a vida, a saúde e as seqüenciais conquistas. Aos meus pais por me mostrarem o caminho a s er seguido. Aos doutores Ângelo Roncall de Ramos Barros e Raimundo Marcondes B. Damasceno, o primeiro pela incessante batalha com o fito de tornar real a existência dessa especialização e o segundo por me indicar para participar e dado o devido apoio para a conclusão dessa jornada. A professora Doutora Alejandra Pascual e demais professores, alunos e funcionários pela orientação, colaboração, amizade e atenção. Aos amigos e colegas da Subsecretaria do Sistema Penitenciário do Distrito Federal.
À Goianilde, Rayssa, Matheus e outras pessoas, as quais direta ou indiretamente contribuíram de foram amável, incentivando e dispensando imensurável apoio e que por algum motivo não foram