Trabalho de quimica
Existem atualmente diversas fontes de energia utilizadas em todo o mundo, umas em maior e outras em menor quantidade, de acordo com a região. De maneira geral, elas podem ser classificadas como energias convencionais (baixo custo, grande impacto ambiental e tecnologia difundida) e alternativas (originadas como solução para diminuir o impacto ambiental), além de se dividirem em renováveis e não-renováveis.
Nos Estados Unidos, por exemplo, é grande a utilização dos chamados combustíveis fósseis, fontes de energia não-renováveis, como o petróleo e o carvão mineral. Já no Brasil, a maior parte da geração de energia elétrica é proveniente de usinas hidrelétricas (cerca de 95%). Em regiões rurais e mais distantes das hidrelétricas centrais, tem-se utilizado energia produzida em usinas termoelétricas e em pequena escala, a energia elétrica gerada pela energia eólica.
Faz-se cada vez mais necessária a implantação de sistemas que utilizem as fontes inesgotáveis de energia, em detrimento daquelas que usam combustíveis fósseis, uma vez que estes poluem muito mais e tendem a se esgotar rapidamente, face o grande e desenfreado consumo que deles fazemos.
Energia hídrica
Nas usinas hidrelétricas, a energia elétrica tem como fonte principal a energia proveniente da queda de água represada a uma certa altura. A energia potencial que a água tem na parte alta da represa é transformada em energia cinética, que faz com que as pás da turbina girem, acionando o eixo do gerador, produzindo energia elétrica.
Utiliza-se a energia hídrica no Brasil em grande escala, devido aos grandes mananciais de água existentes.
Atualmente estão sendo discutidas fontes alternativas para a produção de energia elétrica, pois a falta de chuvas está causando um grande déficit na oferta de energia elétrica.
A maior usina hidrelétrica do Brasil é a de Itaipu (Foz de Iguaçu) que tem capacidade de 12600 MW (fig.1).
Energia das marés
A energia das marés é obtida de modo semelhante ao da