Trabalho de Quimica
Aditivos químicos são substancias que tem a função de melhorar a qualidade do produto final. É considerado um Aditivo todo e qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos sem propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte ou manipulação.
Os aditivos são divididos em categorias, o que não exclui que o mesmo aditivo tenha uma funcionalidade diferente em cada aplicação, o que irá determinar essa funcionalidade é o meio em que ele é aplicado. A existência de vários produtos modernos, tais como, fast-food, salgadinhos embalados, não seria possível sem os aditivos atuais.
Um outro uso de aditivos químicos em menor escala e na indústria de galvanoplastia que tem basicamente a função de melhorar o material a ser depositado, como: endurecedores; espumantes; dispersantes de gases; sais de fusão; agentes de brilho e proteção superficial;
Uso
Eles são usados para preservar os alimentos, melhorar o seus aspecto visual, seu sabor e odor, e estabilizar sua composição. Além disso, são empregados para aumentar o valor nutricional e evitar a sua decomposição ou oxidação com o passar do tempo. Os produtos industrializados ocupam uma parcela cada vez maior do mercado de alimentos. Eles são bem práticos, pois já vem prontos ou semi-prontos. O único trabalho e abrir a embalagem, e mesmo assim as embalagens estão cada vez mais fáceis de abrir. Além da praticidade, os alimentos industrializados também possuem um prazo de validade bem maior do que os produtos naturais, tornando fácil o armazenamento. Vieram para ficar e representam uma solução para a vida corrida das grandes cidades.
Um outro uso de aditivos químicos em menor escala é na indústria de galvanoplastia que tem basicamente a função de melhorar o material a ser depositados, endurecedores; espumantes;