trabalho de quimica
Análise imediata: Essa análise é considerada a união de processos usados na separação dos componentes existentes tanto nas misturas heterogêneas, como nas misturas homogêneas. É importante lembrar que esses processos são inalteráveis, portanto as moléculas e os íons que compõe as espécies químicas que fazem parte da formação das misturas, não se alteram.
2. Separação dos componentes de mistura heterogêneas
Filtração: No processo de filtração, é utilizado o filtro (uma espécie de superfície porosa), ele funciona separando sólido do líquido. O material na qual o filtro é construído, varia de acordo com o componente que será filtrado, se o material for corrosivo o filtro pode ser de algodão, de vidro ou de porcelana porosa.
Filtração simples filtração a vácuo
Decantação: Esse processo é bastante comum na separação de líquidos imiscíveis. Para a decantação é necessário que os componentes sólidos da mistura estejam no fundo do recipiente, depois se coloca um recipiente vazio ao lado do recipiente com a mistura, e com a ajuda de um sifão é possível retirar o liquido sem retirar o componente sólido.
Outra forma de decantação e através do funil de bromo, a mistura deve estar em repouso, nesse funil existe uma espécie de torneira por onde são retirados os elementos sólidos.
Funil de bromo
Centrifugação. Acelerando a sedimentação da fase mais densa: Quando a sedimentação da fase mais densa é lenta, ela pode ser acelerada por centrifugação em máquina chamada centrífuga. A fase mais densa é arrastada para o fundo do tubo. A centrifugação é usada na separação da manteiga do leite na indústria de laticínios. O leite, mais denso, vai para o fundo, enquanto a manteiga fica na parte superior.
Sifonação: Na decantação, a parte menos densa, que fica na parte superior, pode ser retirada com auxílio de um sifão. Para retirar gasolina do tanque de um automóvel realiza-se