Trabalho de Quimica
Dupla: Giovanna Araujo Silva e Larissa Sotério Mattos
2º05
Professor: Douglas
Disciplina: Química
Ácidos
Capivari de Baixo, 14 de abril de 2015.
Índice
1. Capa
2. Índice
3. Introdução
4. Acido Sulfúrico
5. Acido Nitrico
6. Acido Arrhenius
7.Conclusão
8.Bibliografia
2
Introdução
Neste trabalho será apresentada uma breve introdução sobre o Ácido sulfúrico, Ácido Nitrico e Ácido Arrhenius, tendo como objetivo destacar as suas principais características e teorias.
3
Ácido Sulfúrico O ácido sulfúrico era usado pelos alquimistas, e era chamado de óleo de vitríolo.
A formula do ácido sulfúrico é H2SO4. O ácido sulfúrico é um líquido incolor, inodoro, oleoso e pesado.
Quando está livre pode ser encontrado em fontes minerais como águas de rios. O seu ponto de Fusão é de 10,4° C e o Ponto de Ebulição é de 290° C. O ácido tem como sinônimo o sulfato de hidrôgenio e ácido de bateria.
Ele reage com água, álcool, clorados, carburetos, metais em pó, bases anídricas, cromatos, permanganatos, fulminatos, nitratos, fluosilícios. O ácido reage com diversas substâncias orgânicas, ele libera muito calor e pode causar explosões. Se derramar água sobre ele, pode explodir e projetar o líquido a grandes distâncias. Ele é oxidante e desidratante, devido a isto, tem ação corrosiva sobre tecidos orgânicos vivos, produzindo queimaduras na pele, com a formação de manchas pretas ocasionadas pela carbonização. Se for inalado pode causar irritação do nariz e garganta e fadigo respiratória, pode causar edema pulmonar. Se ingerido pode causar queimaduras na boca, garganta e estômago, levando à morte.
O ácido sulfúrico é usado na fabricação de fertilizantes, papel, corantes e baterias de automóveis.
É o ácido mais importante