Trabalho De Quimica
Pesquisa em campo
Desenvolvimento de um novo medicamento: Em
média, um novo fármaco* demora dez anos para chegar ás mãos do consumidor. Isso ocorre porque seu desenvolvimento implica em uma série de etapas que devem garantir sua segurança e eficácia. A
Anvisa (Agência Nacional de Vigilância
Sanitária), exige um estudo profundo das fórmulas dos novos medicamentos para que haja um maior controle de suas reações no organismo humano.
O primeiro passo para se desenvolver um fármaco inédito é sintetizar uma nova molécula. Essa etapa é chamada de “Modelagem molecular”.
Desenvolve- se uma molécula dentro de um software, para depois apresenta- lá para a bancada.
“As empresas já sabem quais são consideradas drogas- alvo, ou seja, aquelas das quais já se conhece o mecanismo bioquímico de algumas patologias”- diz a coordenadora de pesquisa clinica da gerência de mecanismos novos da Anvisa,
Paula Frassinetti de Sá.
Passada esta etapa de "modelagem molecular", as drogas escolhidas passarão por testes pré-clínicos, ou seja, serão aplicadas em animais.
Nesta etapa, ainda são realizados estudos de carcinogenicidade**, que consiste na avaliação do potencial que esta nova molécula possui ou não de induzir o desenvolvimento de um câncer.
Além disso, são feitos estudos de teratogenicidade***, que implica saber o quanto e de que maneira a droga afeta a prole do animal.
Com estes testes em mãos, o pesquisador já tem ideia de como é o mecanismo de ação da droga e aí poderá partir para os testes clínicos que são os estudos em sereshumanos.
nesta fase, o pesquisador já possui uma indicação terapêutica pré-definida.
Os estudos em seres-humanos estão divididos em 4 fases:
A fase 1 consiste na escolha de voluntários adultos sadios para realização do perfil farmacocinético (a maneira como o organismo lida com o medicamento) e farmacodinâmico (ação e efeito) da droga. Esta fase é realizada com um número restrito de voluntários, em