AMOSTRA TECNICA
O coast-cross é uma forrageira perene, subtropical, híbrida, desenvolvida na Geórgia, EUA, pelo cruzamento entre espécies de Cynodon (grama-bermuda). É resistente ao frio, tolerando bem geadas. Apresenta bom valor nutritivo (teor proteico: 12% a 13%), alta produção (20 a 30 t/ha/ano de matéria seca) e alto nível de digestibilidade (60% a 70%). Por apresentar alta relação folha/ haste e responder vigorosamente à adubação, constitui-se em excelente opção para fenação. Comparado com o capim de rodes, o coast-cross apresenta vantagens, pois, além de ser mais macio, produzindo bom feno, o seu hábito prostrado e estolonífero lhe assegura maior persistência, podendo ser utilizado em pastejo por bovinos e equinos.
Descrição morfológica - Gramínea perene, como a Transvala, é gramínea rústica, de crescimento rasteiro e que desenvolve inúmeros estolhos superficiais e grande quantidade de rizomas, formando relvados densos e bem enfolhados, com um eficiente controle de plantas invasoras e proteção do solo contra erosão. Alastra-se facilmente pelos estolões que alcançam notável desenvolvimento horizontal. Em terras de boa fertilidade e umidade pode formar denso colchão de massa verde, chegando até 60cm de altura. E uma planta altamente resistente às condições adversas sobre pastoreio, pisoteio, fogo, seca, geada, recuperando-se rapidamente.
Tratos culturais - Como na plantação da Transvala, antes da entrada dos animais deve-se ceifar para uma rebrota uniforme e com um fechamento total e limpo do terreno, forçando o alastramento de uma ferragem tenra e nutritiva. Pela sua alta produtividade é importante trabalhar com lotes numerosos, devendo ser rebaixada por corte sempre que passar o seu ponto de maturidade. Precipitação pluviométrica: 635 a 1700 mm
Mudas com após 60 a 70 dias após o corte
Espaçamento : 40 cm